terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

ACOLHENDO E INTEGRANDO - LEMA 2011

clip_image001

Nos próximos quatro anos o lema da IELB será a IGREJA COMUNICA VIDA. O destaque do ano 2011 é: ACOLHENDO E INTEGRANDO.

Acolhendo e integrando (Jesus – o Bom Pastor). O bom pastor dá a vida pelas ovelhas (João 10.11). Acolhendo e integrando focaliza nossa ação, nossa atividade principal como igreja. A Palavra de Deus, no entanto, focaliza em primeiro lugar a ação de Jesus.

Jesus, o bom pastor (Jo 10.1-18)

Após discussão com os fariseus (Jo 9.35-41), que não aceitaram Jesus como o Messias, Jesus se apresenta à multidão como o bom pastor.

O termo “pastor” era conhecido entre os judeus, tanto a profissão de pastor como o uso do termo conforme as profecias. Os fariseus no tempo de Jesus interpretaram as profecias conforme seus desejos materiais e esperavam um Messias, o “bom pastor”, como um poderoso guia que levantaria o povo de Israel à sua antiga glória, dando-lhes poder, honra e glória neste mundo.

I - JESUS É O BOM PASTOR. NÃO HÁ SIMILARES.

1. Jesus, o Bom Pastor.

Jesus fala aos judeus que conhecem as profecias do Antigo Testamento. Pelo profeta Ezequiel, Deus disse ao povo: Eis que eu mesmo procurarei as minhas ovelhas, e as buscarei (Ez 34.11).

As ovelhas são suas. Porém, Satanás enganou Adão e Eva que caíram em pecado e foram, por isso, expulsos da presença de Deus. O pecado os corrompeu totalmente. Tornaram-se réus da eterna condenação. Toda a raça humana é como um rebanho desgarrado de ovelhas. Elas não conseguem se orientar, nem livrar desta situação de escravos de Satanás, da perdição e da condenação eterna.

Ele é o Bom Pastor, o legítimo. Se ele governa sobre nós, isto é seu direito.

Mas o ser humano não gosta de ser guiado - quer ser seu próprio pastor e guia.

2 - O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.

Jesus veio para salvar. E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós (Jo 1.14). O eterno Filho de Deus, saiu de sua glória e tornou-se nosso irmão na carne, a fim de salvar a humanidade (Jo 3.16). Se ali na cruz, tivesse morrido somente um homem, não teríamos salvação. Mas ali morreu o Filho de Deus. E ele mesmo diz com respeito à sua ressurreição: Eu vivo e vós também vivereis (Jo 14.19). Seu reino é espiritual, da verdade. Quem é da verdade ouve a sua voz (Jo 18.37).

3 - As ovelhas ouvem sua voz.

Quem são suas ovelhas? Os fariseus e escribas julgavam-se boas ovelhas do rebanho de Deus. Eram filhos de Abraão e por isso julgavam-se filhos de Deus. Se olharmos ao nosso derredor, veremos que os espíritas julgam-se filhos de Deus, os islamitas julgam-se filhos de Deus, os judeus julgam-se filhos de Deus, mesmo muitos gentios julgam-se filhos de Deus pelas boas obras que praticam. Mas Jesus indica quem são os verdadeiros filhos de Deus: As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, eternamente, e ninguém as arrebatará da minha mão (Jo 10.27,28).

É pela Palavra que o Espírito Santo chama, ilumina, santifica e congrega. É pela Palavra que ele opera a fé, santifica e congrega, guia, consola e fortalece. Ele acolhe e integra. Palavra esta que está na Bíblia.

Ele chama pelo nome (Jo 10.3). Por ocasião do batismo ele o chamou pelo seu nome pela primeira vez. E você respondeu ao amor de Jesus dizendo: quero segui-lo e ser fiel até o fim.

Jesus diz: Eu as conheço e elas me conhecem. A palavra conhecer, no sentido bíblico, indica íntima comunhão com o Salvador. Fomos acolhidos e integrados em Cristo e sua grande família, a santa igreja cristã, a comunhão dos santos.

Agora temos algo a dizer às pessoas em nosso derredor na alegria e na dor, no trabalho e na recreação, procurando acolher e integrar na família de Deus, a comunhão dos santos. “Aquecendo corações com o Amor de Cristo!”

4. Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco.

Ainda tenho outras ovelhas. Ele salvou a humanidade. Jesus deu a ordem aos discípulos: Ide fazei discípulos de todas as nações (Mt 28.19). Muitos gentios darão ouvidos ao evangelho e crerão, serão enxertados (acolhidos e integrados) na família de Deus, o novo Israel, a santa igreja cristã.

Mas a igreja cresce tão somente pela pregação da palavra de Deus e a administração dos santos sacramentos. A televisão, a cultura, a sociedade como um todo procura corromper, desviar da Palavra, colocando dúvidas para desviar da fé na graça de Cristo.

Por isso importa lembrar sempre de novo: Minhas ovelhas ouvem a minha voz. Mas é preciso lembrar a advertência de Jesus com respeito aos mercenários e lobos que não apascentam corretamente, mas destroem o rebanho. Ali onde se dá ouvidos à voz de Cristo e se permanece fiel à mesma pela fé na graça de Cristo, ali está o rebanho de Cristo que é um só. Invisível aos olhos, mas com claros sinais ou marcas: a pregação da Palavra e a administração dos santos sacramentos conforme instituídos por Cristo.

Ovelhas são animais que não sabem se orientar, não sabem como e onde encontrar a fonte de água e pastagem, nem sabem se defender dos animais predadores. Elas precisam de um guia e protetor. Assim somos nós em relação às coisas espirituais. Jesus é nosso bom pastor que busca a ovelha perdida e a resgata. Ele acolhe e integra no rebanho. Ele guia, ampara, fortalece suas ovelhas. Elas o conhecem, mas não como um simples conhecimento. Ouvir a voz de Jesus é algo profundo. É guardar sua palavra (Mt 28.20), é praticar sua palavra (Mt 7.24), é meditar na lei e no evangelho, para arrependimento e fé.

Extrato do texto da temática do Pastor Horst R. Kuchenbecker que se encontra na íntegra no Preciso Falar 2011 - Colaboração Adilson Derly Schünke – PEM e revisado por Holdair José Drefs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário