A Diretoria da Paróquia de Campina Grande-PB, com integrantes do conselho Fiscal e familiares, bem como a família pastoral, se reuniu no dia 20 de dezembro nas dependencias da Igreja da Graça para confranternização de fim de ano. O pastor fez uma reflexão sobre o texto de Êxodo 17.8-16, enfocando o trabalho da liderança e o apoio fundamental que esta dá para a realização das atividades regulares e especiais que acontecem durante o ano na vida da Igreja. Parabenizou a diretoria pelo trabalho realizado e pelo planejamento para o 2012. Orou a Deus agradecendo por 2011 e pedindo orientação para o bom andamento dos trabalhos no próximo ano.
quarta-feira, 21 de dezembro de 2011
quarta-feira, 19 de outubro de 2011
Video de lançamento das comemorações dos 500 anos da Reforma Luterana
As Igrejas Luteranas, no Brasil, IECLB (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no brasil) e IELB (Igreja Evangélica Luterana do Brasil), lançam video referente às comemorações dos 500 anos da Reforma, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, reunindo cerca de 160 pessoas, no dia 18 de Outubro de 2011.
quinta-feira, 22 de setembro de 2011
Primeiro Festival Missionário
Nos dias 2 e 3 de Setembro a Igreja em Campina Grande esteve agitada com a realização do Festival Missionário. Muito trabalho nos dias que antecederam e como foi bom ver a Igreja unida e trabalhando em prol da realização do evento. Participaram na sexta a tarde da programação o grupo de irmãos da capital(4 pessoas), juntamente com o pastor Clóvis Coliselli, que proferiu a mensagem do culto realizado às 19:00hs. Distribuímos convites e folhetos evangelísticos nas imediações da Igreja.
No sábado recebemos o grupo de Recife (18 pessoas), juntamente com o Pastor Nivaldo Garcia, que participaram dos trabalhos da tarde e do culto. O Rev. Nivaldo proferiu a mensagem do culto. Ao todo foram distribuídos 2000 folhetos evangelísticos e cerca de 1500 convites.
As fotos do evento podem ser vistas nos álbuns, clicando nas fotos abaixo.
Culto de sexta à noite. Neste dia tivemos uma participação especial de um grupo de deficientes auditivos.
No domingo duas atividades encerraram a programação do fim de semana. Um grupo, de jovens, realizou distribuição de livretos da Hora Luterana no Parque da Criança no período da manhã. Na parte da tarde um grupo de servas e leigos realizou visitas no Hospital Regional de Trauma com distribuição do livreto Mensagem de Esperança. Agradecemos o apoio dado pela Hora Luterana e por todos os que se envolveram no trabalho, tanto os irmãos e irmãs de João Pessoa e Recife, como os da congregação local. De forma especial nosso agradecimento aqueles que nos visitaram. Que Deus Abençoe a todos, hoje e sempre.
quarta-feira, 3 de agosto de 2011
10 anos CEL da Escritura
No dia 31 de Julho celebramos o 10º aniversário da Congregação Evangélica Luterana da Escritura, situada no Bairro do Mutirão com culto público de adoração e agradecimento a Deus por suas bênçãos derramadas. Teve como liturgista e pregador o pastor local, Rev. Holdair José Drefs. Ao final do culto nos confraternizamos com um coquetel servido pelos membros.
Destaque para o sermão que enfatizou a mensagem da palavra de Deus em que poucas pessoas querem ouvir. Uma mensagem que não atrai. Mensagem de arrependimento e entrega nas mãos de Deus, para que o mesmo guie o ser humano neste mundo, num novo agir. Guiados pela verdade bíblica, vivemos uma vida de ação de graças constante. Até mesmo pelas tentações e provações. Que cada crente possa permanecer no caminho do Senhor e assim, no final de sua jornada, seja recebido por Cristo na morada Eterna.
quinta-feira, 21 de julho de 2011
Palestra EPD da Hora Luterana
Pastor Carlos Kracke da Hora Luterana esteve dirigindo palestra na Congregação da Fé no dia 14 às 19:00hs, sob o tema: Equipando o Povo de Deus. Palestra motivadora para o trabalho evangelístico. Destaque para o ser igreja relevante para o Bairro onde ela está inserida. A Igreja deve servir ao Bairro. Evangelismo pessoal, buscar as pessoas para terem um encontro com Jesus. Distribuir material bíblico através de folhetos, livretos, mensagens, com persistência. Contou-nos que uma pessoa fez isso por 25 anos com uma vizinha, até que a mesma veio procurar sua ajuda. O tempo não importa, mas sim o levar a palavra para que a pessoa possa ser salva por Cristo.
14º Congresso de Luteranos
Aconteceu nos dias 8 a 10 de Julho, em Aldeia, Camaragibe-PE, no Espaço Cristão de Eventos Chalés de Aldeia o 14º Congresso de Luteranos do Distrito - Nordeste Verdes Mares, com a participação de 303 pessoas inscritas. De Campina Grande fomos em 32 pessoas, contando os motoristas. Fomos em 2 Vans. Uma viagem de 4 horas. O encontro foi maravilhoso, de crescimento espiritual e na comunhão com os irmãos. Como foi bom rever os irmãos e irmãs, tanto de nosso distrito como do Distrito Nordeste Coqueiros.
O palestrante Geral foi Gilclér Regina. Já estamos com saudades!
Abaixo foto do final do devocional encenado pelos congressistas de nossa delegação. “Com Cristo sempre é tempo de recomeçar na Igreja”.
Clique na foto e veja o Album.
quarta-feira, 15 de junho de 2011
BATISMO, CONFIRMAÇÃO E PROFISSÃO DE FÉ
Aconteceu tudo no mesmo dia! Além da festa de Pentecostes e ser também o dia dos namorados, dia 12 de junho foi bem movimentado na CEL da Escritura. Evelly fez sua confirmação; Vivia foi batizada e confirmada; Larissa fez sua profissão de Fé.
O culto teve como tema: Somos morada do Espirito Santo. O pastor recordou a doutrina do Espírito Santo. E lembrou que é exatamente isso que Deus está fazendo na vida destas jovens. Chamou, Congrega e ilumina com seus dons. Que ambas, com a presença do Espírito Santo, permaneçam fiéis a Cristo Jesus até o fim.
Da esquerda para a direita: Larissa, Vivia, Evelly e Pr. Holdair.
quarta-feira, 25 de maio de 2011
ENCONTRO DA FAMÍLIA
No dia 22 a Igreja Luterana em Campina Grande se reuniu para o encontro da família. Participaram 16 crianças; 23 jovens e 29 adultos mais 3 palestrantes; destes 24 eram visitantes. Ministrou a palestra aos casais o Pr. José Salvador da Igreja Presbiteriana Renovada; para os Jovens o Pr. Isaías Melo do Verbo da Vida e a missionária Lusimar (Igreja Congregacional) esteve com as crianças. Encerramos o encontro com o culto ao nosso Deus.
Veja o album de fotos clicando na imagem acima.
sexta-feira, 13 de maio de 2011
Posição Oficial da IELB sobre União Homossexual
A Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) está estabelecida num país onde há liberdade de viver, se expressar e agir conforme a decisão ou vontade de cada um. Assim, a opção sexual faz parte dessa liberdade. Por outro lado, a IELB também entende que a liberdade de discordar e não aceitar em seu meio uma união homossexual, por esta ferir os princípios da Bíblia Sagrada, faz parte da sua liberdade e não lhe pode ser cerceada, pois fere a Constituição Nacional. A Constituição Brasileira, no seu Artigo V, incisos IV, VI, VIII e IX, diz:
IV – é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
VI – é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;
VIII – ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;
IX – é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;
Assim, precisamos diferenciar homossexualismo de homofobia. A Igreja Luterana não concorda com a conduta homossexual, mas não discrimina o ser humano homossexual.
Por isso declaramos:
1 – A IGREJA EVANGÉLICA LUTERANA DO BRASIL crê e confessa que a sexualidade é um dom de Deus, destinado por Deus para ser vivido entre um homem e uma mulher dentro do casamento.
2 - A IELB crê e confessa que o homossexual é amado por Deus como são amadas por Deus todas as suas criaturas.
3 - Em amando todas as pessoas e também o homossexual, Deus não anula o propósito da sua criação.
4 - Por esta razão, a igreja, em acordo com a Sagrada Escritura, denuncia na homossexualidade um desvio do propósito criador de Deus, fruto da corrupção humana que degrada a pessoa e transgride a vontade de Deus expressa na Bíblia. “Com homem não te deitarás, como se fosse mulher: é abominação. Nem te deitarás com animal, para te contaminares com ele, nem a mulher se porá perante um animal, para ajuntar-se com ele: é confusão. Portanto guardareis a obrigação que tendes para comigo, não praticando nenhum dos costumes abomináveis que praticaram antes de vós, e não vos contamineis com eles: Eu sou o Senhor vosso Deus” (Levítico 18.22,23,30); “Por isso Deus entregou tais homens à imundícia, pelas concupiscências de seus próprios corações, para desonrarem os seus corpos entre si; semelhantemente, os homens também, deixando o contato natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo em si mesmos a merecida punição do seu erro” Romanos 1.24,27); “Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus” (1 Coríntios 6.9-10).
5 - Porque a homossexualidade transgride a vontade de Deus e porque Deus enviou a igreja a levar Cristo Para Todos, a igreja se compromete a encaminhar o homossexual dentro do que preceitua o amor cristão e na sua competência de igreja, visando a que as pessoas vivam vida feliz e agradável a Deus; Mateus 19.5: “... Por esta causa deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.”
6 - A IELB, repudiando qualquer forma de discriminação, deve estar ao lado também das pessoas de comportamento homossexual, para lhes dar o apoio necessário e possam vir a ter a força para viver vida agradável a Deus.
7 - Diante disto repudiamos a ideia de se conceder à união entre homossexuais o caráter de matrimônio legítimo porque contraria a vontade expressa de Deus e dificulta, se não impossibilita, a oportunidade de tais pessoas revisarem suas opções e comportamento.
8 - Repudiamos também, por consequência, a hipótese de ser dado a um casal homossexual a adoção e guarda de crianças como filhos porque entre outros prejuízos de formação, formará na criança uma visão distorcida da sua própria natureza.
Fiéis ao nosso lema CRISTO PARA TODOS ensinamos que a igreja renova também o seu compromisso de receber pessoas homossexuais no amor de Cristo visando que a fé em Jesus as transforme para a nova vida da qual Deus se agrada.
Em nome da Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Rev. Egon Kopereck
Presidente IELB
*(A posição da IELB atende ao disposto em parecer da Comissão de Teologia e Relações Eclesiais, da 57ª Convenção Nacional)
quarta-feira, 27 de abril de 2011
Café Pascal
No domingo pela manhã a Igreja se reuniu no templo da CEL da Fé no bairro Malvinas para o café pascal. Mais um momento de comunhão na vida da Igreja Luterana de Campina Grande. Os participantes adoraram a programação e já estão a espera do próximo café. Momentos como este marcam a comunhão da Igreja local e os bons momentos ficam registrados na mente de cada participante. Jesus está vivo! Todo aquele que Nele crer, não morrerá eternamente. Assim como Jesus ressuscitou todos os que crerem Nele também ressuscitarão, pois esta é a promessa Dele às pessoas. Creia em Jesus Cristo você também! Receba-o como teu Senhor e Salvador! Seja devoto de Jesus Cristo. “Entega o teu caminho ao Senhor, confia nele a o mais Ele fará” (Salmo 37.5)
Participou do louvor o grupo de Servas da paróquia, bem como o grupo de Dança Liturgica.
terça-feira, 26 de abril de 2011
Culto Sexta-feira Santa–TENEBRAE
O culto da Sexta-feira da Paixão foi realizado na CEL da Escritura – Bairro Mutirão às 16:00hs. Programa Paroquial com uso da ordem liturgica TENEBRAE. Para a igreja local foi uma novidade. Também foi feito o desguarnecimento do altar durante a celebração (retirada dos paramentos do altar e coberto com preto). Certamente em meio a novidade o que ficou na memória foi o relato bíblico dos últimos momentos da vida de Jesus Cristo naquela Sexta quando fora crucificado. Veja as fotos da programação.
Representação da Última Ceia de Cristo
A PEL de Campina Grande se reuniu no Templo da CEL da Fé, bairro Malvinas onde realizou a celebração da Última Ceia de Cristo, com as ervas amargas, pão sem fermento, carne de cordeiro e o vinho. Ao final da celebração fortalecemos os laços de comunhão com um delicioso jantar.
As crianças também tivreram a oportunidade de participar ativamente, através de leitura e degustação dos alimentos, bem como dos cálices. Não tomaram vinho, é claro, mas suco de uva. Esta participação ajuda no aprendizado e educação cristã dos pequeninos. Fazemos tudo para a honra e glória de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
quarta-feira, 13 de abril de 2011
Culto dirigido pelas Crianças
No dia 5 de abril realizamos Culto Especial dirigido pelas Crianças na CEL da Escritura, bairro mutirão. Foi uma noite de terça feira muito abençoada com a presença da criançada como se pode observar nas fotos. Muitas crianças participaram apenas de uma parte do culto.
Momento de oração dirigido pelas crianças durante o culto. Um grande desafio e superação em meio a timides e dificuldade com a leitura. Na sua maioria crianças não luteranas. Deus seja louvado, hoje e sempre. A Palavra do Senhor seja lâmpada para os pés dos pequeninos e luz para os seus caminhos.
terça-feira, 5 de abril de 2011
CULTO DE ANIVERSÁRIO
A CEL da FÉ esteve reunida no dia 27 de Março afim de comemorar o seu 22º Aniverásario. Começamos o culto com um número modesto de participantes e logo o Templo lotou. Participaram do culto a banda da paróquia, o grupo de Dança infanto-juvenil, bem como visitantes e membros das outras CEL’s da Paróquia. Após o culto nos reunimos para a tradicional comunhão, comemoração do aniverásario com doces, salgados, bolo e refrigerante. Os organizadores estão de parabéns pelo bom andamento da confraternização. Que tudo o que fizermos seja para a Honra e Glória de nosso Senhor Jesus Cristo.
quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011
Agradecimento
Ficamos muito felizes com a presença dos visitantes em nosso culto, mas de modo especial nosso agradecimento a Rodrigo que nos visitou no último culto. É nosso seguidor no Blog e encontrou a Igreja através das informações contidas neste. Que Deus abençoe a Sua Santa Palavra no coração dos ouvintes. Fiquem com Deus!
Primeiro culto de 2011 em Paus Brancos
Realizamos o primeiro culto em Paus Brancos deste ano com visitas missionárias e com a distribuição de Devocionários. Como sempre, temos uma grande participação das crianças nos encontros que foram 20, com a direção da Escola Bíblica pela Professora Vera. Também acompanharam o pastor as senhoras Cláudia, Maria José (Zezinha) e o jovem Igor, que dirigiu o louvor tocando violão.
quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011
Culto Jovem
No dia 09 deste a paróquia esteve reunida no Templo do bairro da Prata, Congregação da Graça, para adorar, louvar, servir e ser alimentado pela Palavra do Senhor num culto dirigido pelo grupo de Jovens. A mensagem foi proferida pelo pastor local, sob o tema: “Como pode o Jovem conservar pura a sua vida”? Onde destacou orientações práticas para a vida pessoal. Com enfoque bíblico sobre questões de sexualidade, namoro, vestimenta, com apontamento nas áreas: Espiritual, Familiar, Social,Sentimental, Acadêmica/Profissional e Moral.
terça-feira, 8 de fevereiro de 2011
ACOLHENDO E INTEGRANDO - LEMA 2011
Nos próximos quatro anos o lema da IELB será a IGREJA COMUNICA VIDA. O destaque do ano 2011 é: ACOLHENDO E INTEGRANDO.
Acolhendo e integrando (Jesus – o Bom Pastor). O bom pastor dá a vida pelas ovelhas (João 10.11). Acolhendo e integrando focaliza nossa ação, nossa atividade principal como igreja. A Palavra de Deus, no entanto, focaliza em primeiro lugar a ação de Jesus.
Jesus, o bom pastor (Jo 10.1-18)
Após discussão com os fariseus (Jo 9.35-41), que não aceitaram Jesus como o Messias, Jesus se apresenta à multidão como o bom pastor.
O termo “pastor” era conhecido entre os judeus, tanto a profissão de pastor como o uso do termo conforme as profecias. Os fariseus no tempo de Jesus interpretaram as profecias conforme seus desejos materiais e esperavam um Messias, o “bom pastor”, como um poderoso guia que levantaria o povo de Israel à sua antiga glória, dando-lhes poder, honra e glória neste mundo.
I - JESUS É O BOM PASTOR. NÃO HÁ SIMILARES.
1. Jesus, o Bom Pastor.
Jesus fala aos judeus que conhecem as profecias do Antigo Testamento. Pelo profeta Ezequiel, Deus disse ao povo: Eis que eu mesmo procurarei as minhas ovelhas, e as buscarei (Ez 34.11).
As ovelhas são suas. Porém, Satanás enganou Adão e Eva que caíram em pecado e foram, por isso, expulsos da presença de Deus. O pecado os corrompeu totalmente. Tornaram-se réus da eterna condenação. Toda a raça humana é como um rebanho desgarrado de ovelhas. Elas não conseguem se orientar, nem livrar desta situação de escravos de Satanás, da perdição e da condenação eterna.
Ele é o Bom Pastor, o legítimo. Se ele governa sobre nós, isto é seu direito.
Mas o ser humano não gosta de ser guiado - quer ser seu próprio pastor e guia.
2 - O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.
Jesus veio para salvar. E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós (Jo 1.14). O eterno Filho de Deus, saiu de sua glória e tornou-se nosso irmão na carne, a fim de salvar a humanidade (Jo 3.16). Se ali na cruz, tivesse morrido somente um homem, não teríamos salvação. Mas ali morreu o Filho de Deus. E ele mesmo diz com respeito à sua ressurreição: Eu vivo e vós também vivereis (Jo 14.19). Seu reino é espiritual, da verdade. Quem é da verdade ouve a sua voz (Jo 18.37).
3 - As ovelhas ouvem sua voz.
Quem são suas ovelhas? Os fariseus e escribas julgavam-se boas ovelhas do rebanho de Deus. Eram filhos de Abraão e por isso julgavam-se filhos de Deus. Se olharmos ao nosso derredor, veremos que os espíritas julgam-se filhos de Deus, os islamitas julgam-se filhos de Deus, os judeus julgam-se filhos de Deus, mesmo muitos gentios julgam-se filhos de Deus pelas boas obras que praticam. Mas Jesus indica quem são os verdadeiros filhos de Deus: As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, eternamente, e ninguém as arrebatará da minha mão (Jo 10.27,28).
É pela Palavra que o Espírito Santo chama, ilumina, santifica e congrega. É pela Palavra que ele opera a fé, santifica e congrega, guia, consola e fortalece. Ele acolhe e integra. Palavra esta que está na Bíblia.
Ele chama pelo nome (Jo 10.3). Por ocasião do batismo ele o chamou pelo seu nome pela primeira vez. E você respondeu ao amor de Jesus dizendo: quero segui-lo e ser fiel até o fim.
Jesus diz: Eu as conheço e elas me conhecem. A palavra conhecer, no sentido bíblico, indica íntima comunhão com o Salvador. Fomos acolhidos e integrados em Cristo e sua grande família, a santa igreja cristã, a comunhão dos santos.
Agora temos algo a dizer às pessoas em nosso derredor na alegria e na dor, no trabalho e na recreação, procurando acolher e integrar na família de Deus, a comunhão dos santos. “Aquecendo corações com o Amor de Cristo!”
4. Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco.
Ainda tenho outras ovelhas. Ele salvou a humanidade. Jesus deu a ordem aos discípulos: Ide fazei discípulos de todas as nações (Mt 28.19). Muitos gentios darão ouvidos ao evangelho e crerão, serão enxertados (acolhidos e integrados) na família de Deus, o novo Israel, a santa igreja cristã.
Mas a igreja cresce tão somente pela pregação da palavra de Deus e a administração dos santos sacramentos. A televisão, a cultura, a sociedade como um todo procura corromper, desviar da Palavra, colocando dúvidas para desviar da fé na graça de Cristo.
Por isso importa lembrar sempre de novo: Minhas ovelhas ouvem a minha voz. Mas é preciso lembrar a advertência de Jesus com respeito aos mercenários e lobos que não apascentam corretamente, mas destroem o rebanho. Ali onde se dá ouvidos à voz de Cristo e se permanece fiel à mesma pela fé na graça de Cristo, ali está o rebanho de Cristo que é um só. Invisível aos olhos, mas com claros sinais ou marcas: a pregação da Palavra e a administração dos santos sacramentos conforme instituídos por Cristo.
Ovelhas são animais que não sabem se orientar, não sabem como e onde encontrar a fonte de água e pastagem, nem sabem se defender dos animais predadores. Elas precisam de um guia e protetor. Assim somos nós em relação às coisas espirituais. Jesus é nosso bom pastor que busca a ovelha perdida e a resgata. Ele acolhe e integra no rebanho. Ele guia, ampara, fortalece suas ovelhas. Elas o conhecem, mas não como um simples conhecimento. Ouvir a voz de Jesus é algo profundo. É guardar sua palavra (Mt 28.20), é praticar sua palavra (Mt 7.24), é meditar na lei e no evangelho, para arrependimento e fé.
Extrato do texto da temática do Pastor Horst R. Kuchenbecker que se encontra na íntegra no Preciso Falar 2011 - Colaboração Adilson Derly Schünke – PEM e revisado por Holdair José Drefs.
quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011
Mudança de Horário dos Cultos
A partir de Fevereiro de 2011 os horários passam a ser:
Congregação da Graça – Bairro Prata: Sábados 19:00h
Congregação da Fé – Bairro Malvinas: Domingos 9:30h
Congregação da Escritura – Bairro Mutirão: Domingos 19:00h
Programa de Natal 2010
O nosso programa foi realizado na Congregação da Fé, Bairro Malvinas, numa programação Paroquial. Nosso templo ficou lotado, muitas pessoas ficaram em pé, devido a falta de espaço. Nos alegrou muito a presença de cada pessoa, principalmente os que nos visitaram.
Veja abaixo o álbum de fotos.